Com o uso constante de aparelhos eletrônicos fez com que aumentasse os perigos no meio digital. As pessoas precisam estar atentas ao utilizar seus dados pessoais em sites e aplicativos online e off-line. Existe uma grande quantidade de pessoas má intencionadas buscando violar informações sigilosas dos usuários.
Em meio à necessidade de proteger os dados, aplica-se a segurança digital que nada mais são que ferramentas programadas para auxiliar na proteção da identidade digital de cada usuário. Essas ferramentas incluem software antivírus, serviços de Internet, biométricos e dispositivos pessoais de segurança que você tem.
No ano de 2017 aconteceram diversos ataques cibernéticos que causaram prejuízos de diversas naturezas para várias multinacionais. Esses ataques recorrentes demostraram uma vulnerabilidade muito grande nos sistemas de segurança das empresas.
De acordo com especialistas, o principal motivo desses ataques é a falta de atualização dos sistemas operacionais, muitas vezes negligenciada pelos gestores que optam pelo uso de softwares piratas, ou até mesmo desconhecem os riscos.
Além das ferramentas complexas que podem e devem ser implementadas para manter a segurança das informações, algumas ações simples no dia a dia podem ajudar a proteger os dados sigilosos contidos no computador. Abaixo seguem 5 passos para aumentar a segurança digital da sua empresa.
Invista em um bom antivírus
Para garantir uma boa segurança digital é imprescindível possuir um bom antivírus na rede de computadores da sua empresa. As melhores versões geralmente são pagas, então esteja preparado ara incluir esse gasto no seu orçamento. Habilite todas as opções de proteção e atualização para bloquear as ações maliciosas.
Nada de softwares piratas
Os melhores softwares costumam ser pagos e alguns um pouco caros, mas não vale a pena optar por uma versão pirata. Além de ser uma prática ilegal, as versões piratas costuma ser limitado ou possuem algum tipo de erro. Além disso, para ativar a maioria das chaves de desbloqueio é necessário desativar proteções do antivírus, o que te deixará vulnerável aos vírus.
Evite sites maliciosos
Boa parte das empresas bloqueia acessos a sites externos, tendo o usuário acesso apenas ao sistema interno. Mas em algumas instituições os usos da internet têm sido liberados. Nesses casos é preciso educar cada colaborador a navegar pelos sites com cautela, não acessando sites suspeitos e evitando clicar em links de anúncios que direcionem para outros sites.
Não grave senha automaticamente
A maioria das pessoas costuma salvar as suas senhas automaticamente no PC para evitar digitar toda vez que for utilizar determinada plataforma. Apesar de ser algo muito prático, no que diz respeito a segurança digital não é indicado. Com apenas alguns comandos, qualquer hacker consegue facilmente detectar as senhas que estão salvas no computador.
Desconecte-se ao fim do expediente
Sabe aquela pressa para ir embora ao fim do expediente que você acabando fechando todas as abas do computador sem se deslogar? Ela pode ser muito prejudicial para a segurança digital da empresa. A ação de hackers pode ser feita mesmo em computadores desligados. Então deixe a pressa de lado e passe a se atentar mais para essa questão.
E você, já pratica alguma dessas dicas? Compartilhe essa experiência com outras pessoas.
Fonte: Mundo positivo I CIO from IDG