O vazamento de informações se trata de toda informação pessoal que é exposta sem a permissão do titular destas. Podem ser informações de empresa, informações pessoais, fotos pessoais, entre outras.
A exposição das suas informações pode ocorrer das seguintes formas:
- Instalação de um vírus em seu aparelho eletrônico que possibilita que hackers entrem em seu sistema e roubem suas informações pessoais. Ex: Roubo de dados de cartão de crédito.
- Algo que foi compartilhado apenas com uma pessoa, mas esta repassou para terceiros (sem autorização expressa ou tácita) gerando constrangimento ao dono deste conteúdo. Ex: Fotos pessoais.
- Funcionários de uma empresa usando de má fé, que compartilham informações da empresa na qual trabalham para ganhar algum benefício próprio. Ex: Funcionário que recebe oferta de dinheiro para passar determinada informação para empresa concorrente.
Vivemos em uma época moderna e virtual. O vazamento de informações é muito ocorrente no tempo em que estamos, porém isto acontece em boa parte por falta de prudência das pessoas que utilizam os meios tecnológicos. Muitos ao comprar em um site, nem sequer verificam se o site é seguro para passar suas informações. Um tempo atrás havia uma moda entre os jovens de compartilhar os chamados “nudes”, os quais 80% das vezes geravam constrangimento (além de processos judiciais). Aqueles que expõem informações de outras pessoas para prejudica-las necessitam apenas de má fé e meios tecnológicos.
Veremos ao final deste artigo quais as melhores formas de manter suas informações protegidas e evitar frustrações.
1. Vazamento de informações no meio empresarial.
Este tipo de vazamento é o mais agravante de todos, pois a empresa, ao ter dados sigilosos roubados, é prejudicada não apenas uma pessoa, mas várias outras que trabalham para esta empresa, pois ela terá perda de lucros e má publicidade. E sabendo que os operários fazem parte da empresa, eles também serão uma parte em prejuízo.
Alguns casos que tiveram bastante repercussão foram os casos do Gmail e Play Station. O caso do Play Station ocorreu em 2011 e foi considerado o 5º maior caso da história por conta da quantidade de registros prejudicados pela empresa Sony (mais de 70 milhões), gerando assim um prejuízo de mais de R$24 bilhões.
O caso do Gmail ocorreu no ano de 2014, tendo mais de 5 milhões de contas de e-mail e senhas expostas. Após esse ocorrido a empresa Google criou uma área especialmente para que os usuários possam usar outros meios de proteger sua conta e sua senha.
Uma pesquisa mostra que 62% dos profissionais vazam informações das próprias empresas nas quais trabalham. É um número assustador, tendo em vista o risco que estes profissionais são submetidos ao compartilharem os dados sigilosos e sabendo também que eles poderão ser punidos penalmente.
O Código Penal prevê em seus artigos 152 e 154 casos de vazamento de dados sigilosos.
No artigo 152 está expresso que quem abusar da condição de sócio ou empregado de estabelecimento comercial para desviar, sonegar, subtrair ou suprimir correspondência, ou revelar a outrem seu conteúdo terá uma pena de detenção de três meses a dois anos.
O artigo 154 já trata de dispositivos eletrônicos em especial. Neste artigo está escrito que quem invadir dispositivo informático alheio, mediante violação indevida de mecanismos de segurança com fim de obter dados ou informações sem autorização terá uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Se desta invasão obter conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais ou informações sigilosas, terá uma pena de reclusão de seis meses a dois anos.
O artigo 152 prevê especialmente o caso de vazamento de informações de uma empresa, enquanto o artigo 154 prevê os demais casos de vazamento de informações por meios eletrônicos.
2. Até que ponto é seguro compartilhar informações?
O correto é evitar expor informações pessoais e coisas que você não quer que outra pessoa tenha acesso, porém vivemos na era da tecnologia, na qual tudo é digital e avançado e na verdade essas tecnologias facilitam muito as nossas vidas no cotidiano, desde que usadas prudentemente. Quem nunca fez uma compra pela internet por ter preguiça de ir até a loja? Quem nunca fez seu cadastro em um site colocando suas informações? Quase todos já fizeram essas coisas.
Comprar pelo site, por exemplo, é prático e às vezes até mais barato, porém é necessário verificar se o site possui alguma autenticação visível para ter certeza de que ele é seguro para realizar compras. Um cadastro em um site que necessita do seu endereço de e-mail não é considerado como perigoso, mas a partir do momento que ele solicita seu CPF ou outro documento pessoal é necessário (e quase obrigatório) procurar informações sobre a origem deste site e o seu nível de segurança.
Outro tipo de informação que é banalizada é aquela que é exposta em redes sociais. Já houve alguns casos de famílias que saíram para viajar e deixaram sua casa sozinha. Logo em seguida colocaram na rede social a informação de que não estariam em casa por um bom tempo. Isso geralmente não é levado a sério, pois ao compartilhar essa mensagem imaginam que estão mostrando apenas para os amigos e família, mas esta informação pode chegar às pessoas que não possuem boa-fé e acabar causando prejuízo ao seu patrimônio. Esta é uma forma diferente de expor informações pessoais, pois o próprio titular das informações as expõe sem pensar que ela pode estar se autocolocando em perigo.
3. Como manter suas informações protegidas?
Hoje temos vários programas para aparelhos eletrônicos que dificultam a entrada de vírus e consequentemente a exposição de dados pessoais. Temos antivírus que podem ser instalados em computadores ou celulares e outros diversos programas que podem ser instalados por um técnico de informática para fazer o monitoramento dos dados que estão no seu aparelho.
Senha é a porta de entrada para suas informações, portanto, não a compartilhe com ninguém e tente sempre utilizar uma senha forte, que seja difícil de alguém descobrir.
Lembre-se sempre que for viajar: não publiquem informações que estão saindo de casa, onde estão ou aonde vão. Isso pode te colocar em uma situação de vulnerabilidade.
E você já sofreu alguma vez com o furto de informações? conte nos comentários.