A cada ano somos bombardeados com inovações tecnológicas dos mais diversos fins; desde sistemas que aprimoram a logística, passando por ferramentas que facilitam a gestão e o trabalho contábil, até soluções que parecem vir de filmes de Hollywood, como o caso dos drones e capacidade de atacar nações ou entregar mercadorias.

Não nos resta dúvidas de que a tecnologia avança em passos largos e é inevitável que ela muda a forma como as empresas de todo o planeta operam. Aqueles que não se adaptarem sofrerão tremendas desvantagens competitivas e estarão fadados ao fracasso.

Mas tenha calma, essa mensagem não é apocalíptica; você conhecerá tecnologias que poderão ajudar o seu negócio hoje mesmo, ou, em um futuro próximo.

Vamos começar?

Big Data

Big Data nada mais é do que uma grande quantidade de dados armazenados. Existem os “V’s” que regem o Big Data, e são eles: Volume, velocidade, variedade, valor e veracidade. Podemos encontrar na internet um mar de informações quase infinito sobre os comportamentos de compra dos clientes, seus dados demográficos, informações sobre moedas, tendências do mercado, contatos de empresa e o volume de transações nacionais e internacionais.

A grande questão por trás do Big Data é que, com a curadoria desse imenso volume de dados, é possível desenvolver estratégias para alavancar o seu negócio, tal como descobrir o comportamento do seu cliente – e criar estratégias de marketing, respectivamente –, analisar tendências econômicas, descobrir novos fornecedores e etc.

Internet das Coisas

Resultado de imagem para internet das coisas

A Internet das Coisas possui um conceito que ainda é pouco compreendido pelo público no geral. Antigamente, a internet era baseada apenas em redes de computadores que se conectavam; a operação entre diferentes dispositivos foi se tornando possível ao decorrer dos anos.

Quando falamos em internet das coisas, “coisas” se refere a inúmeros objetos, máquinas e dispositivos que podem interagir. No sistema de estoques, por exemplo, há alguns anos atrás era comum que todos os estoques fossem quantificados e conferidos manualmente.

Para encontrar um objeto, por exemplo, era necessário que alguém fosse até o local. Atualmente isso já não é necessário – a internet das coisas possibilita que através de etiquetas inteligentes cada produto seja encontrado via Wi-Fi. Parece coisa de outro mundo, não é mesmo?

Pense um pouco: você pode controlar a sua TV a partir do seu smartphone. E isso é a internet das coisas! As empresas poderão controlar seus estoques, sistemas de seguranças e até criar novas experiências para os seus clientes.

Ela veio para ficar, então prepare-se!

Clould Computing

Resultado de imagem para cloud computing

O Clould Computing é a tecnologia que permite armazenar informações e acessá-las online, sem correr o risco de perde-las em qualquer mídia física. Não importa se a energia caiu, o HD pifou ou o pen drive com importantes dados foi molhado durante uma chuva; no Clould Computing todas as suas informações estão protegidas e disponíveis na Nuvem.

Os sistemas de gestão de empresas, em muitos casos, estão baseados nesse tipo de tecnologia, pois funcionam de forma online. E sistemas que facilitem a administração de empresas são simplesmente indispensáveis hoje em dia. Eles facilitam a emissão de notas fiscais, permitem a integração entre os departamentos, e isso é apenas o começo.

Blockchain

Uma das tecnologias que está se aperfeiçoando continuamente no quesito segurança é a Blockchain, que se trata de um sistema de transações que registra o histórico de todas as atividades. Ela está por trás da criptomoeda Biticoin e tem sido estudada por grandes bancos.

Essa tecnologia promete revolucionar a segurança nas transações mundiais.

Inteligência cognitiva

Resultado de imagem para Inteligência cognitiva

Diferentemente da famosa Inteligência Artificial, a cognitiva apresenta uma característica jamais vista antes na história da humanidade: ela é capaz de aprender.

O melhor exemplo disso é o IBM Watson, um software de inteligência cognitiva que consegue aprender e compreender emoções, sons, imagens e linguagens. A partir dele, é uma empresa é capaz de analisar bilhões de dados em segundos e selecionar entre eles os que mais satisfaçam as suas necessidades.

Além disso, ele é capaz de construir coisas novas, desde sistemas a novos softwares. Estudos recentes mostram que o IBM Watson é capaz de “se tornar” um advogado. A tecnologia proporcionou um BOT capaz de conversar com clientes e auxiliar o trabalho em escritórios de advocacia.

Se ele é capaz de compreender até mesmo a legislação, imagine o que não poderá fazer pela sua empresa?