Para montar uma apresentação comercial de sucesso, não basta apenas criar um projeto com um layout atrativo e que contenha as principais informações da sua empresa. Na verdade, é preciso pensar em diversas formas de alcançar o cliente e faze-lo entender que o seu empreendimento tem a melhor solução para atender a necessidade dele.

Tenha em mente que a sua apresentação precisa cativar a atenção da pessoa que está te avaliando, mas, aos mesmo tempo, passar todas as informações necessárias. Para isso, você precisa ter uma estratégia de abordagem realmente eficaz, alinhada com um layout clean e dados realmente importantes.

Montar uma apresentação comercial vai muito além do que usar uma linguagem mais empresarial, por exemplo. É essencial usar outros artifícios que transmitam as suas ideias, mas, que não sejam espalhafatosos demais.

Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos uma lista com dicas fáceis e práticas para você pensar não só no layout da sua apresentação, mas nas informações que serão inseridas dentro dela. Confira abaixo.

  1. Tenha um bom planejamento

O planejamento é o primeiro passo para a execução de qualquer tarefa, é por meio dele que você colocará todas as ideias no papel, e, posteriormente, organizá-las. O ideal é que você faça essa etapa no computador, ou, até mesmo, em uma folha de papel.

Elenque todos os tópicos que você deseja abordar durante a apresentação por ordem de prioridade, ou, de maneira que um fluxo seja estabelecido. Além disso, coloque também a quantidade de palavras que você irá dedicar a cada um dos assuntos.

  1. Histórico

O segundo passo para montar uma apresentação comercial é apresentar um histórico realmente atrativo. Lembre-se, todas as experiências que você viveu são diferenciais que devem ser destacados, logo, explore cada uma à fundo.

Mas cuidado, não exagere e acabe fazendo uma autobiografia na apresentação. Veja o que realmente é relevante para a proposta dela, e aquilo que pode ser descartado

  1. Tenha um layout diferenciado

É mais comum do que se pode imaginar, mas aquelas apresentações extremamente poluídas e repletas de informações são, ainda, muito usadas por profissionais. Além de não serem chamativas, elas acabam passando uma imagem pouco profissional sobre da empresa.

Por conta disso, para montar uma apresentação comercial é muito importante investir em um design moderno e adequado a quem você vai entregar. Na dúvida, sempre invista em uma aparência mais clean. O excesso, seja de informações, ícones ou símbolos, é um dos grandes vilões das apresentações comerciais.

  1. Portfólio

O seu portfólio nada mais é do que a vitrine da sua empresa, por isso, na hora de montar uma apresentação comercial lembre-se de deixar essa parte completa e atrativa. O ideal é colocar os seus principais projetos, bem como os mais recentes.

Um erro muito comum entre os profissionais é lotar o portfólio com qualquer tipo de trabalho realizado, mesmo que ele não seja de interesse do escritório onde está apresentando o projeto. Um bom portfólio deve ser organizado e conter os trabalhos em destaque para conseguir chamar a atenção de uma maneira profissional.

  1. Seja sempre claro e tenha um objetivo

Não fique enrolando para passar informações, isso só irá fazer com que o seu possível cliente perca a atenção facilmente. Para montar uma apresentação comercial, é muito importante que você seja claro e objetivo. Lembre-se, você está tentando vender a sua ideia, logo a enrolação só irá atrapalhar.

Para evitar se estender demais e acabar falando coisas que não tenham qualquer relação a apresentação comercial, uma boa dica é montar uma espécie de organograma antes de escrevê-la, ainda na hora do planejamento.

Nele você deve colocar tópico por tópico todos os assuntos que serão abordados na apresentação comercial. Assim, será mais fácil fazer a triagem de informações e controlar a quantidade de palavras para cada tópico que você deseja abordar.

  1. Venda uma ideia

Para montar uma apresentação comercial, foque em vender uma ideia. Mesmo que você esteja vendendo um produto ou serviço, foque os seus esforços em passar autoridade. Nunca fale e se comporte como um vendedor convencional.

Na hora que o empresário estiver lendo a sua apresentação comercial, ela precisa passar todas as informações necessárias sobre você. Trate a sua carreira profissional e o seu trabalho como algo que precisa, e deve ser valorizado, venda a sua imagem.

  1. Referências

As referências são ótimos itens para passar credibilidade em relação a sua experiência profissional. Por meio delas é possível demonstrar que você atua de maneira correta, tanto que outros profissionais recomendam o seu serviço.

Mas cuidado, usar referências que contenham elogios sem embasamento pode transparecer que você está querendo se engradecer perante o avaliador, por isso use-as com moderação.

  1. Use linguagem formal

Tenha sempre em mente que a sua apresentação comercial é algo profissional, logo, a linguagem deve ser formal. Não use gírias, jargões e etc. E jamais use abreviações de internet.

Pode parecer loucura, mas muitos profissionais, visando parecer “antenados”, optam por uma linguagem mais informal que acaba surtindo um efeito contrário. Tenha sempre em mente que você está divulgando a sua própria imagem como profissional.

  1. Não abuse de fontes e efeitos

A sua apresentação comercial deve ter um layout inovador, mas, sem parecer uma grande confusão de fontes e cores. Você está vendendo sua imagem profissional, logo, o modo como você irá apresentar as informações do seu currículo será a maneira como o avaliador irá te ver.

Por isso, na hora de montar uma apresentação comercial lembre-se de usar fontes e cores que realmente sejam harmoniosas.  Assim, você passará uma imagem mais profissional e clara.

  1. Esteja preparado para responder questionamentos

Por mais completa que a sua apresentação possa estar, provavelmente o avaliador/entrevistador terá dúvidas e fará perguntas após lê-la. Nessa hora, você precisa estar totalmente preparado para responder questionamentos de maneira clara, passando total profissionalismo.

Quando você montar uma apresentação comercial, sempre pare e se pergunte se as informações estão claras para o cliente. Busque sempre outras referências de apresentações para ter noção se há algo que falta na sua.