Para muitos empresários, melhorar os números da empresa parece uma missão impossível. Mas a verdade é que é possível aumentar o faturamento da sua empresa apenas seguindo algumas dicas valiosas que separamos.

Pode não parecer, mas nem somente nas vendas o faturamento deve ser focado. Através de estratégias para conter os gastos, por exemplo, você poderá conseguir excelentes resultados no final do mês.

Na verdade, mudando alguns hábitos, e ajudando a sua equipe a desenvolver outro comportamento no dia a dia você com certeza conseguirá mudanças bem relevantes no que diz respeito a aumentar o faturamento da sua empresa.

Aprenda a economizar para aumentar o faturamento de sua empresa

Com o país em crise, muitos empreendedores se viram em uma situação apertada, e precisaram redescobrir maneiras melhorar os números. E assim como eles, você também pode aumentar o faturamento da sua empresa partindo de pequenas atitudes.

1- Economize:

A primeira coisa a fazer é economizar. Se você fizer uma fria análise de sua empresa, vai perceber que existem muitos gastos expansivos que poderiam ser completamente cortados ou diminuídos.

As contas básicas, como luz e água, por exemplo, podem representar um grande rombo em seu orçamento apenas por conta dos desperdícios. Criar uma política de consciência é fundamental, estimulando que todas as pessoas busquem alternativas de consumo mais econômicas.

A longo prazo, isso poderá ser um grande diferencial no faturamento da empresa.

2- Terceirize serviços:

Outra coisa a fazer é terceirizar alguns serviços que não dizem respeito direto ao seu produto ou serviço. Muitas empresas contratam equipe de limpeza e copeiros terceirizados, por exemplo.

Os gatos com um funcionário são imensos, e quando você terceiriza pode ter uma economia bem acentuada em suas contas. Com isso, é mais dinheiro entrando do que saindo.

3- Invista em segurança:

A segurança é fator crucial a ser considerado em sua empresa. Ao manter os dados e documentos devidamente arquivados, você pode evitar golpes, fraudes, e com isso pode ter uma grande economia.

A diminuição dos riscos representa automaticamente uma diminuição em seus gastos, e com isso pode aumentar o faturamento da sua empresa. Faça backups, mantenha a organização, e conheça quem são as pessoas que acessam as informações de seu negócio.

4- Tenha uma equipe preparada:

Nada disso vai funcionar se você não contar com um time profissional e preparado. Então invista em treinamentos e preparo para a sua equipe, garantindo que ela tenha todo o suporte necessário para prestar o melhor serviço aos seus clientes.

5- Saiba como precificar os seus produtos

Saber quanto custa o seu produto, e quanto você deve cobrar por ele é fundamental para obter algum lucro. Cobrar a mais ou a menos terá consequências desastrosas depois de certo tempo.

Claro que você pode oferecer uma promoção de vez em quando, mas considerar isso como uma estratégia para aumentar o seu lucro é uma ideia equivocada.

6- Conheça o seu cliente:

Você deve conhecer muito bem o seu cliente para entender exatamente qual é o ticket médio gasto por ele. Esse é o primeiro passo para saber quanto cobrar pelos seus serviços, entendendo primeiro quanto as pessoas estão dispostas a pagar.

7- Vendas combinadas:

Se a sua ideia é obter lucro através do aumento do ticket, então você pode apostar em outras estratégias, além da promoção agressiva. Que tal colocar produtos que se combinem lado a lado, estimulando assim que as pessoas comprem os dois juntos?

8- Programa de fidelidade:

Outra ideia é criar um programa de fidelidade que ofereça vantagens progressivas, ou seja, quanto mais o cliente comprar melhores condições ele terá. Isso pode ser feito através da oferta de parcelamentos mais extensos, ou brindes e premiações através de um valor X de compra.

A definição do prêmio deve ser feita depois que você identificar o perfil de seu cliente, como dissemos no tópico 5, e definir o que poderá soar mais interessante para ele.

9- Pós-venda:

Tão importante quanto vender é assegurar que seus clientes voltarão a comprar com você. Invista em um atendimento pós venda efetivo, que possa contatar os clientes para saber como foi a experiência de compra, e lembrá-lo das promoções e valores exclusivos.

10- Gestão automatizada:

Apostar em softwares de gestão é uma maneira muito eficiente de diminuir a sua demanda de trabalho, o que lhe dará mais tempo para cuidar de sua equipe e prestar atenção às necessidades de sua empresa.

Esses softwares apresentam soluções para diversas tarefas do dia a dia, e automatizam processos que costumam tomar muito tempo do administrador. Além disso, ele emite relatórios frequentes que mostram os números reais de sua empresa.

11- Controle de estoque:

Por fim, pare de acumular produtos que não tem boa venda. Isso é um dos maiores problemas das empresas, e costuma empacar o fluxo de caixa. Faça um inventário, descubra tudo o que está encalhado, e comece a fazer compras mais conscientes.

Mercadoria parada é dinheiro perdido, e por isso você deve tomar muito cuidado na hora de escolher o que vai comprar. Se você tem um estoque sem rotatividade, tente negociar com os seus fornecedores a devolução de algumas mercadorias em troca de crédito para adquirir coisas novas.

Ou então faça um saldão, mas lembre-se de estimular que os clientes também comprem outros produtos além desses que estão em liquidação.


Existem diversas dicas para aumentar o faturamento da sua empresa, e muitas delas dependem exclusivamente de uma melhora na gestão e mais atenção aos processos internos.

Se você tem uma empresa com potencial, não há nenhum motivo para continuar com índices ruins no final do mês. Siga as nossas dicas para aumentar o faturamento da sua empresa, e veja como é possível alavancar o seu sucesso.