Todo mundo pelo menos uma vez ao ano gosta e necessita fazer uma limpa nos seus armários, estantes e gavetas. Na hora de dar um jeito na bagunça, sem dúvida alguma, os papéis são os principais vilões que dificultam a nossa organização do dia a dia.

Sejam cartas antigas, boletos bancários, contas, extratos bancários, recibos, comprovantes, provas escolares, tudo isso gera uma quantidade absurda de documentos que a médio ou longo prazo acabam se transformando em um acúmulo de volume desnecessário em nossa casa.

Na grande maioria das vezes, esse acúmulo acontece pela necessidade de esperar o tempo de armazenamento desses documentos para se precaver de possíveis complicações e também pelo medo de descarte desses papéis, já que neles estão contidas informações pessoais ou confidenciais que não podem ser eliminadas de qualquer forma na lixeira.

Para fazer o descarte desses documentos é necessário que você faça a destruição completa das suas informações e que não deixem visíveis seus dados no papel.

Para te ajudar nesta tarefa de organização de documentos, seguem abaixo três dicas valiosíssimas que irão facilitar todo seu trabalho.

1- Jogue fora folhetos e encartes

É comum quando recebemos cartas de banco ou faturas, seus envelopes virem acompanhados de folhetos e encartes mostrando alguma oportunidade ou promoção que muitas vezes nem lemos, mas que acabamos não jogando fora. Além disso, também recebemos flyers de lojas e estabelecimentos em nossa caixa de correio. Todo esse excesso de papel fica se acumulando em nossa casa e a maioria é totalmente dispensável.  Por tanto jogue fora todo folheto e encarte de promoção assim que chegar as suas mãos, para evitar que você deixe de lado e se esqueça de eliminá-los.

2- Organize os papeis em pastas

Para cuidar dos seus documentos e mantê-los de maneira segura é indicado fazer a organização deles com a ajuda de pastas, preferencialmente com divisórias para facilitar a identificação e criar segmentação dos documentos em sessões e coloca-los em ordem cronológica ou de importância, como categoria, mês, ano, nome, etc. Desta forma será bem prático controlar o excesso de papel e facilitará a sua procura na hora em que precisar consultá-los.

3- Siga o prazo de armazenamento de documentos

Todo documento tem um prazo para ser mantido armazenado. Isso te ajuda a eliminar o excesso de papel em casa e te resguarda de qualquer  complicação.  Confira a tabela com o tempo de guarda de cada um clicando aqui.

Seguindo este simples passo a passo que indicamos, você verá que sua documentação vai ficar mais organizada, bem cuidada e fácil de ser encontrada se você precisar delas, além de deixar o ambiente interno da sua casa mais bonito e agradável.

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