Quem nunca deu um nome para um arquivo no computador e acabou perdendo-o por não se lembrar mais da nomenclatura ou por ter mais de um arquivo com o mesmo nome? Apesar de parecer mentira, isso é algo comum que acontece com muitas pessoas.
Manter a organização nas nomenclaturas dos arquivos no PC além de facilitar a procura de um documento específico, também aumenta a segurança desses arquivos, pois nomes muito explicativos sobre o conteúdo desses documentos, facilita a ação de hackers.
Como devo nomear meus arquivos?
Se você trabalha em uma empresa antiga é provável que já exista um padrão interno de nomenclatura dos arquivos. Já se você está iniciando as suas atividades agora, saiba que é muito importante criar uma nomenclatura padrão para os arquivos da sua empresa, pois essa prática facilitará o acesso dos usuários aos arquivos, tornando os processos internos bem mais dinâmicos.
O ideal é sempre criar nomes simples de serem reconhecidos e criar pastas diferentes para cada departamento específico.
Uma técnica que muitas empresas utilizam é colocar datas no nome do arquivo, antes de dizer sobre o que se trata. Geralmente se coloca a data invertida, nome da empresa e assunto, como pode ser visto no exemplo abaixo.
Ex: 20171124 – Empresa X – Arquivo Y
Fórmula = ano + mês + dia + Nome da Empresa + Nome do arquivo
Cada empresa tem uma maneira de nomear os arquivos, mas é muito importante que se crie um padrão para que nenhuma informação importante se perca.
Outra boa técnica para nomear arquivos é fazer isso de uma vez só. Esse método é possível através do comando Ctrl+A para selecionar todos os arquivos de uma só vez e em seguida, clique na tecla F2 para renomear o arquivo com o nome desejado. Aperte o enter e os arquivos receberão o novo nome, sendo diferenciados entre si por meio de números.
Confira abaixo algumas dicas interessantes de como nomear e organizar os seus arquivos digitais.
-
Não guarde arquivos desnecessários
Você só terá problemas ao nomear os arquivos se você tiver muitos deles. Então evite ficar criando vários arquivos sobre a mesma coisa. Exclua todas as duplicatas e jogue fora todos os arquivos antigos que já não são mais úteis.
-
Não crie muitas pastas
Outro problema que muitas pessoas têm e criar várias pastas no computador sobre coisas parecidas e no final não saber qual é qual. O risco de você jogar fora uma pasta com coisas importantes é muito grande. Prese pelo bom senso e sempre que houver pastas com arquivos sobre o mesmo assunto, coloque em uma só ou crie subpastas dentro dela.
-
Arquivos novos no local certo
De nada vai adiantar se você organizar todos os arquivos existentes no computador e assim que precisar gerar um novo documento, você colocar ele em qualquer lugar. Sempre que criar um novo arquivo, coloque-o no local exato onde ele deve estar. Esta ação precisa se tornar um hábito diário para que dê certo.
-
Crie atalhos para arquivos mais usados
Sabe aquele arquivo que você usa quase todo o dia? Você pode criar um atalho direcionando para ele no desktop. Isso facilitará muito a sua vida se você possuir muitos arquivos no seu computador.
-
Não crie códigos
Algumas pessoas pensam que o arquivo estará mais seguro se nomeá-lo com termos difíceis de decifrar, como se fosse um código. Essa prática não costuma dar certo e ainda pode ser que o arquivo acabe ficando corrompido, pois alguns antivírus corrompem arquivos com nomenclaturas estranhas.
-
Não utilize palavras estrangeiras
Se muitas pessoas utilizam um determinado arquivo é melhor que ele nunca seja nomeado com um nome em língua estrangeira, pois pode criar o risco de alguém não entender o significado do termo e não encontra-lo ou até mesmo apaga-lo por engano. Caso seja necessário colocar esse nome, sempre avise a todos os usuários o que significa para que não haja problema.
Colocando essas dicas em prática, com certeza você não terá mais problema com nomenclaturas de arquivos digitais.