O setor de recursos humanos é sem dúvida o responsável por chefiar processos essenciais para qualquer empresa. Todas as atividades desse setor precisam ser realizadas com total atenção por parte dos funcionários, pois qualquer erro por menor que seja, pode gerar grandes problemas.
Por esta razão, o trabalho na maioria da vezes acaba levando mais tempo para ser realizado, tornando os processos um pouco mais lento do que em outras áreas da empresa. Porém algumas atitudes envolvendo o ritmo e organização podem otimizar os processos do departamento pessoal.
Esse setor é responsável por incorporar o novo funcionário à empresa, oferecendo o suporte e as orientações necessárias. Além das questões administrativas, o DP também é encarregado de:
- Oferecer capacitação;
- Elaborar planos de motivação da equipe;
- Supervisionar o desempenho de cada colaborador;
- Conduzir avaliações de performance.
A empresa que possui um RH bem preparado, com certeza consegue se desenvolver de forma bem mais estruturada. Se sua empresa precisa um “UP” nessa área, confira 7 dicas para agilizar os processos do departamento pessoal.
1- Registre todas as atividades
Não tem como agilizar os processos do departamento pessoal sem passar a registrar todas as atividades que acontecem na área. É necessário documentar todas as atividades de acordo com o tipo de cada uma — admissão, demissão, afastamento temporário, licenças, férias, entre outras.
Essa prática resguarda a empresa de problemas futuros, servindo como comprovante e um lembrete de que determinada ação foi realizada.
2- Cumpra as datas
Um dos maiores desafios para a área de RH é conseguir cumprir todas as tarefas dentro dos prazos, isso porque a quantidade de atividades costuma ser muito grande. Cada um dos processos possui um prazo determinado que precisa ser cumprido, caso contrário, a empresa pode ser multada ou processada.
O setor de departamento pessoal precisa ter um cronograma mensal com todas as atividades relacionadas ao período, para que todas elas sejam realizadas dentro do prazo estabelecido.
3- Distribuía a função
Sua empresa provavelmente não conseguirá realizar o item acima se houver um grupo limitado de pessoas que atuam nessa área, se comparado ao número de funcionários. É essencial que você crie uma boa equipe responsável pela gestão do RH. Distribuir as funções e responsabilidades de maneira equilibrada entre os membros é um dos pilares para agilizar os processos do DP. Assim o trabalho fluirá num ritmo melhor e ninguém ficará sobrecarregado, o que evitará possíveis esquecimentos ou má condução do trabalho.
4- Identifique as falhas
Infelizmente em qualquer equipe sempre haverá erros na execução de tarefas. Para reduzir essas falhas é necessário que o gestor da área analise calmamente todos os processos que estão sendo realizados para assim, poder identificar as possíveis vulnerabilidades e o método que será usado para resolvê-las.
5- Escute Seus funcionários
Sempre esteja solicito para ouvir as necessidades e queixas dos seus funcionários. Só quem participa do processo é que consegue ver a real situação do ambiente e isso contribui e muito para a melhoria do ambiente do trabalho. Procure fazer sempre um reunião de feedback para entender quais são os reais pontos que precisam ser mudados.
6- Monte uma gestão estratégica
Para conseguir agilizar os processos de DP é imprescindível que seja criada uma gestão estratégica para otimizar as ações. Invista em cursos de especialização para a sua equipe para que o trabalho se desenvolva de maneira mais eficaz, organizada e rápida.
7- Estabeleça metas
Assim como as outras áreas da empresa, o setor de DP também precisa de metas que façam os funcionários dar o melhor de si. Metas são sempre determinantes para o desenhar o futuro de uma empresa. Sendo assim, o ideal é que cada atribuição do departamento pessoal esteja atrelada a um objetivo específico. Alguns exemplos disso seria reduzir custos e tempos nos processos seletivos, reduzir faltas e atrasos, entre outros.
Seguindo essas dicas sua equipe de DP só tem a ganhar e sua empresa também.