Quem trabalha com manipulação de documentos sabe que é indispensável ter uma boa organização nos arquivos do computador. Porém, conforme vamos trabalhando é natural os arquivos irem se acumulando no desktop (área de trabalho) e poluindo a tela, causando muitas vezes confusão e pesando o PC.

Em muitos casos não encontramos um documento importante devido a grande quantidade de arquivos acumulados e espalhados pelo computador. É preciso ter disciplina para criar bons hábitos de organização, manter um ambiente de trabalho limpo e um sistema de arquivo digital ordenado. Saiba como fazer isso por meio de 7 dicas que separamos para você.

1) Mantenha todos os seus arquivos salvos na pasta Documentos, que vem instalada em seu computador. Mantenha todas as fotos e gráficos na pasta Imagens, todas as músicas na pasta chamada Música, e assim por diante. Além disso, você pode criar subpastas dentro dessas principais para segmentar os seus arquivos.

2) Perca a mania de colocar e manter qualquer arquivo individual em seu Desktop. Isso manterá você livre da desordem, além de te ajudar a encontrar os programas estalados com maior facilidade.

3) O seu computador também vem com uma pasta chamada Downloads, que é o local padrão para cada item que você baixa da internet. Não altere esta pasta padrão. Dessa forma, você vai evitar navegar em seu computador tentando lembrar onde você colocou o e-book que baixou semana passada.

4) Escolha pelo menos dois dias por mês, para fazer um escaneamento completo do seu PC para evitar ações de vírus e outros malwares.

5) No mesmo dia, apague os arquivos antigos do seu sistema e mova os arquivos que não são mais atuais para um armazenamento de longo prazo. Este é também um bom momento para mover os arquivos baixados da pasta Downloads para uma pasta de assunto apropriado. Aproveite para remover os arquivos temporários em downloads que você não precisará mais.

6) Depois de organizar seus arquivos dessa maneira, sugerimos que você crie três grandes categorias de pastas para organizar seus Documentos: Ativo, Inativo e Arquivo. Dentro dessas pastas, crie subpastas para cada um dos principais tipos de atividades ou áreas que você usa regularmente. Por exemplo, uma empresa de consultoria pode ter uma subpasta ativa chamada Clientes e dentro dessas subpastas adicionais, um para cada cliente individual.

7) Caso você não possua um computador com grande memória, você pode optar por arquivar os seus arquivos inativos na nuvem em plataformas como o Dropbox ou Google Drive. Dessa forma, eles estarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador, além de estarem a salvo de qualquer eliminação acidental. Periodicamente execute uma varredura nesta pasta com um antivírus, só para ter certeza de que eles não foram danificados.

Gostou das dicas? Conta pra gente se você já pratica alguma dessas ações na sua rotina e não se esqueça de compartilhar com os seus contatos.