Para que uma empresa tenha uma boa estabilidade é necessário que ela tome algumas atitudes para estar sempre um passo à frente, tentando inovar e melhorar sua posição.
O grande problema que impede que uma empresa cresça e melhore cada vez mais é seu próprio administrador que muitas vezes deixa algo passar batido, dando pouca importância quando na verdade aquilo que é ignorado é a chave para a empresa evoluir.
É responsabilidade do administrador da empresa estar sempre atento ao rendimento, estatísticas e recursos da mesma, porém muitas coisas não são observadas por ele.
A seguir, 4 coisas que podem estar passando despercebidas por uma empresa.
1. Corrupção:
Uma empresa que tem dentro de si uma forma não saudável de competição entre os funcionários, pode trazer grande discórdia para a área de trabalho, gerando assim um menor rendimento de produção e um sentimento de injustiça por parte dos funcionários, o que consequentemente irá afetar a empresa em si. Como diz o ditado: “se trabalhar fosse bom não precisaria de salário”. A empresa tem o dever de proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho equilibrado e que haja entendimento entre os funcionários.
A empresa, ao exigir dos operários metas quase impossíveis, acaba criando ela mesma uma corrupção desenfreada, pois se o funcionário vê que não irá conseguir alcançar tal meta de forma justa, ele irá procurar outras formas injustas.
O líder dificilmente será apontado como culpado se acontecer alguma corrupção na empresa. Imagine um homem colocando dois cachorros para brigar por sua sobrevivência dentro de uma jaula. Assim acontece em uma empresa que lança competições desiguais. O líder fica somente observando os funcionários se matando pelo prêmio que o sobrevivente irá ganhar.
Por este motivo é sempre importante saber quem a empresa está colocando para monitorar e encorajar os profissionais, se esta pessoa é capacitada ética e moralmente.
2. Meios tecnológicos:
Muitas empresas mantêm seus dados sigilosos arquivados em computadores por ser um método mais fácil e prático de organização. Mas será que este método é o mais seguro?
Utilizar meios virtuais para realizar suas tarefas não é errado. Na verdade, hoje em dia é quase impossível existir uma empresa que não faça uso de computadores. O problema não se encontra na utilização de computadores, mas sim na falta de proteção que eles têm.
Uma empresa ao aderir computadores, necessita no mesmo momento, contratar um serviço especializado em programas de segurança destes aparelhos para evitar que hackers tenham acesso aos seus dados ou até mesmo evitar que um funcionário usando de má fé queira vazar informações da empresa.
Todas as empresas necessitam deste suporte de segurança, principalmente as de grande porte, pois são mais visadas por terem um lucro maior. Várias empresas de nome renomado tiveram milhões de reais perdidos por falta de segurança em sua estrutura digital.
Além da instalação de um serviço de segurança nos aparelhos, é preciso também manter a manutenção dos mesmos para evitar prejuízos, pois assim como a tecnologia evolui, o conhecimento dos hackers acompanha essa evolução.
3. Dentro da corrupção veremos a fraude, que possui uma teoria chamada “Pentágono da Fraude” que são cinco ocorrências pelas quais pode existir a corrupção. São elas:
- Racionalização: Noção que o profissional tem de certo e errado. Esta acaba se corrompendo ao se deparar com determinadas situações.
- Disposição ao risco: Quando o profissional comete a fraude ao ver que o risco que ele corre ao cometer tal ato ilícito não trará para ele consequências graves.
- Pressão: Quando o funcionário se vê passando por uma fase difícil na sua vida profissional ou pessoal e isso acaba dando a ele um motivo para cometer a fraude.
- Capacidade técnica: Quando o indivíduo possui conhecimento sobre o sistema operacional da empresa e tem a capacidade de operar este sistema burlando as regras.
- Oportunidade: Quando a empresa possui uma segurança vulnerável, possibilitando assim a infiltração de outros indivíduos na empresa com a ajuda do profissional que nela trabalha.
Uma pesquisa mostra que a maior parte de funcionários que cometem tais fraudes já trabalha na empresa a mais de 10 anos levando consigo um valor de aproximadamente 33% do seu salário anual.
4. É uma grande responsabilidade escolher quem irá monitorar os acontecimentos da empresa, pois esta pessoa deve possuir boa fé, conhecimento, agilidade de pensamento, honestidade e autoridade.
Um dos grandes erros da empresa é contratar pessoas não qualificadas para exercerem tais cargos.
Um bom monitor irá fazer a empresa crescer, ajudando a manter a ordem e disciplina dentro da dela, ajudando os funcionários e estimulando-os a melhorar cada dia mais, fazendo do trabalho algo bom e não maçante. Já um mal monitor irá tratar os funcionários de forma desigual esquecendo de os estimular, irá deixar passar falhas que devem ser corrigidas e fará uma péssima administração, deixando assim a empresa vulnerável.
O que fazer para melhorar o funcionamento do seu negócio?
1º Contrate sempre profissionais qualificados, não só pelo seu currículo, mas também por sua personalidade e caráter, pois se não fosse levar este último em conta, bastaria substituir os funcionários por robôs.
2º Mantenha sempre atualizado seu sistema operacional de aparelhos como computadores para evitar invasões aos dados sigilosos da sua empresa.
3º Existe uma ferramenta de grande utilidade para empresas. Ela se chama SWOT. Onde são analisadas as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. A ferramenta utiliza estes filtros para analisar em qual situação a empresa se encontra no mercado e encontrando a sua situação, se torna fácil encontrar a solução para tais problemas. É uma ferramenta extremamente útil para colocar sua empresa “nos trilhos”.
4º Nunca é tarde para reconstruir sua empresa. Não necessita de grandes investimentos para fazer isto. Algo que irá ajudar muito é contratar um auditor externo que irá averiguar as funções exercidas na empresa em cada área e fará um relatório do que está trazendo prejuízos e o que deve melhorar dentro da empresa. Ele terá a autoridade para chamar a atenção de funcionários que estão com conduta irregular sem gerar danos de ordem judicial para a empresa.
Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais.