A necessidade por métodos e aparelhos que façam a rotina mais dinâmica cresce cada vez mais. Além disso, otimizar certas atividades geram mais lucratividade e bons resultados. Por isso, a sua empresa pode precisar de uma fragmentadora de papel.

Nas indústrias e ambientes empresariais a quantidade de papel gerada é muito intensa. Portanto, adotar esse tipo de prática fortalece a sustentabilidade. Assim, ao adquirir o equipamento é importante avaliar o modelo que mais atende a rotina de trabalho do local.

Deste modo, se você deseja saber mais sobre os benefícios que a fragmentadora de papel traz para as empresas, acompanhe esse artigo.

A importância da fragmentadora e os motivos para ter o equipamento

No local de trabalho, as informações confidenciais, como senhas, códigos, contratos e investimentos exigem uma política de privacidade. Deste modo, a maneira como você descarta o material que está impresso é extremamente importante.

Assim como existem tecnologias criadas para proteção de arquivos virtuais, também necessitamos das que zelam pela segurança dos arquivos físicos.

O funcionamento da fragmentadora consiste basicamente em cortar o papel em pequenas tiras, de forma que fica extremamente difícil juntar novamente as partes trituradas. Como finalidade, a intenção desse processo é que o resíduo seja levado para a reciclagem.

A maioria desses equipamentos que estão disponíveis para venda, contam com um disco de corte. Além disso, todos apresentam um motor elétrico que é a peça responsável por movimentar as engrenagens para o corte.

Quando devo adquirir uma fragmentadora?

Para identificar o momento certo de adquirir a fragmentadora, confira alguns sinais que são decisivos para investir nesse equipamento:

  • Necessidade de destruição de materiais impressos que precisam ter as informações preservadas. Assim, o retalhamento do arquivo impede que o mesmo seja copiado ou descoberto.
  • Geração de grande quantidade de papel no ambiente de trabalho, que quando descartada da forma convencional pode ocupar mais espaço. Além disso, exige maior manutenção da limpeza e dificulta o processo de reciclagem.
  • Método fácil e rápido para descartar arquivos que precisam continuar em sigilo. A fragmentadora permite que todo o material seja destruído de forma prática e sem perda de tempo.

Portanto, ao identificar esses sinais na empresa e verificar que a destruição de arquivos confidenciais é frequente, invista na fragmentadora. Desta forma, facilitará as atividades no ambiente de trabalho e o processo de descarte se tornará mais seguro.

Os fatores envolvidos na hora de escolher a fragmentadora

Use a fragmentadora de papel
Use a fragmentadora de papel

Assim como para outros equipamento, é preciso que sejam feita pesquisas de mercado para analisar variáveis, modelos e valores.  Desta forma, confira os fatores que a empresa deve considerar ao investir o seu orçamento na compra da fragmentadora:

Nível de segurança

O nível de segurança irá depender do resultado final que a empresa espera no descarte de documentos. Em primeiro lugar, se o corte for feito em tiras o espaço ocupado na lixeira será maior.  Em contrapartida, se o papel for fragmentado em partículas, ocupará menos espaço, além de dificultar a reconstrução do documento.

Quantidade de material

O volume de resíduo impresso gerado por dia deve ser calculado, com a finalidade de identificar a capacidade que  fragmentadora deve ter. Em outras palavras, o cálculo está ligado com a quantidade de folhas que ele irá conseguir rasgar.

Tipo de material

O mais comum para fragmentadoras é que o material que será destruído seja o papel. Contudo, existem equipamentos que têm a capacidade de triturar outros tipos de materiais, como, por exemplo, CDs, papelão e outros modelos de papéis de maior gramatura.

Espaço

Outro fator importante é fazer o levantamento da área livre da empresa que está disponível para instalar esse tipo de equipamento. Existem modelos compactos para salas pequenas, até fragmentadoras com alta capacidade de trituração.

Velocidade de fragmentação

Os modelos disponíveis também permitem que o comprador escolha a quantidade de papéis que são triturados por vez.

Além desses fatores deve-se ficar atento para o tipo de corte que é mais ideal para os arquivos. Observe também a voltagem do local onde o equipamento será instalado e qual o orçamento disponível para a compra.

Cuidados necessários com a fragmentadora de papel

HSM SECURIO B34

Após a aquisição da fragmentadora de papel. alguns cuidados devem ser tomados para garantir a vida útil do equipamento. Além disso, é importante evitar manutenções constantes que podem levar a sua perda total, como, por exemplo:

  • Folhas com gramatura superior ao permitido pelo equipamento;
  • Trituração de papéis que contenham grampos ou clips juntos;
  • Retirada do papel quando ele está no processo de fragmentação;
  • Colocação dos papéis em desacordo com o alinhamento exigido;
  • Inserção de um número do folhar superior ao que está especificado.

Todavia, tomando esses cuidados durante o uso do equipamento, certamente o seu funcionamento será duradouro e  eficiente.

Dessa forma, faça o levantamento de todas as necessidades relacionadas ao descarte de arquivos confidenciais. Veja qual o modelo de fragmentadora de papel irá atender melhor a demanda.

Gostou desse artigo? Veja também quais são as 3 melhores fragmentadoras para uso pessoal.