Uma das ferramentas do pacote Office mais usada pelas pessoas, sem dúvida alguma é o Microsoft Word. Seja em casa ou no trabalho, o programa se tornou algo essencial para colaborar na produção e edição de textos.
Microsoft Word contém diversos recursos que permitem que o usuário formate o documento utilizando características como negrito, itálico, sublinhado, cabeçalhos e rodapés, numeração e tantas outras. O programa também permite que você salve o documento eletronicamente para o disco rígido do computador, para que possa ser reaberto posteriormente.
Apesar da familiaridade desta ferramenta ser quase unânime entre os usuários de aparelhos digitais, existem muitas ferramentas disponíveis no Word que estão “escondidas” e muitas pessoas não conhecem. E acredite: Elas podem te ajudar muito. Veja abaixo as 8 utilidades do Word que você não conhece.
1- Escreva em qualquer lugar
Aposto que muita gente não sabe que é possível posicionar o cursor de escrita em qualquer lugar da página. Este recurso já existe desde o Word 2002, mas poucos usam. Basta clicar duas vezes no local desejado e digitar à vontade.
2- Retire os ícones de ferramentas
Sabe todos aqueles ícones que ficam na parte superior do programa e as vezes te irritam na hora de visualizar o documento? Existe uma opção para escondê-lo, utilizando o atalho Ctrl + F1. Assim a interface fica muito mais limpa.
3- Converta tabelas em gráficos
Outra utilidade do Word que você não sabe é que uma tabela pode se transformar num gráfico por meio de uma ferramenta. Primeiro crie sua tabela e depois é só seguir os seguintes passos: Inserir > Objeto > Gráfico Microsoft > Graph. Depois é só dar Enter e pronto.
4- Traduções de texto
Quem nunca leu um artigo em inglês, não entendeu alguma coisa e foi procurar no google tradutor? Ao invés de fazer esse longo caminho, você pode traduzir o texto direto no Word. Desde 2013, a plataforma disponibiliza a opção de tradução de textos. Siga os seguintes passos: Revisão > Traduzir > Escolha o tipo de revisão. A tradução pode ser do texto inteiro ou apenas de um trecho. É muito útil.
5- Inspecione o documento
Se você quiser saber se há algum problema com o arquivo &eaceacute; só seguir as seguintes opções: Arquivo > Informações > Inspecionar Documento. O inspetor irá fazer verificações de comentários, anotações, textos recolhidos, dados XML, entre outros.
6- Faça equações
Fazer contas não é uma possibilidade apenas do Excel. No Word você também consegue fazer equações de uma maneira muito simples. É só ir em Inserir > Equação > Inserir nova equação.
7- Ocultar textos
Para quem precisar ocultar alguma informação do arquivo, essa ferramenta é perfeita. Para fazer essa “mágica”, basta selecionar a parte que você quer esconder, clicar na aba fonte e marcar na caixa o termo Oculto. Clique e ok e pronto. Para desfazer a ação e só desmarcar esta opção.
8- Copiar 24 itens de uma vez só
Apesar do que muitos pensam, é possível salvar até 24 arquivos do Word de uma só vez. Para ativar, basta deixar a “Área de Transferência” aberta, na própria página inicial. Uma vez aberta, tudo o que for copiado, automaticamente é direcionado para lá. Simples, não é mesmo?
Já conhecia alguma dessas funções? Comente aqui em baixo e conta pra gente se conhece mais alguma.