Atualmente, é muito fácil ouvir sobre a importância do descarte e coleta de papel, pois é necessária cada vez a preocupação com o meio ambiente, como diminuir as ações diárias que são prejudiciais e como tentar recuperá-lo.
Mesmo que para muitas pessoas a separação do lixo pareça ser sem importância, isso não é verdade, pois muitos benefícios surgem desse ato simples.
Assim, ao colaborar com a coleta seletiva é possível diminuir a extração de recursos naturais, além de também reduzir a poluição tanto do solo, quanto do ar e da água.
Portanto, ao realizar o descarte adequado de resíduos, como o papel, é possível que haja a reciclagem, a qual pode ajudar muito em diversos aspectos, principalmente na melhoria da limpeza das cidades. Além disso, pode ocorrer uma grande geração de empregos devido aos materiais recicláveis comercializados.
Conheça mais a importância do descarte e coleta de papel
Atualmente, devido a grande quantidade de escritórios, o papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas diárias. Assim, é possível observar que uma enorme quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo de diversos ambientes de trabalho, até mesmo nas ruas. Por isso, é necessário saber a importância do descarte de papel e coleta.
O papel é um material com uma enorme possibilidade de ser reaproveitado. Assim, ao recicla-lo é possível reduzir o volume de resíduos que causam diversos problemas, além de preservar as árvores, pois para cada tonelada de papel reciclado cerca de vinte árvores são conservadas.
Além disso, o descarte e a coleta adequada de papel aliam-se a proteção do meio ambiente a diversos aspectos, como resultados sociais, econômicos, ecológicos e de economia dos recursos naturais, pois pode ocorrer uma destinação correta dos resíduos.
Importância e vantagens da reciclagem do papel
Nos dias atuais realizar a reciclagem de papel é algo extremamente importante para o meio ambiente, pois como todos já devem imaginar, o papel é produzido por meio da celulose de certas árvores.
Assim, quando se recicla o papel ou quando se compra papel reciclado você já está contribuindo muito com o meio ambiente, pois diversas árvores deixaram de ser cortadas. Além disso, a reciclagem do papel pode gerar renda para diversas pessoas no Brasil que trabalham em coorporativas de catadores de papel.
Portanto, os benefícios da reciclagem de papel geralmente incluem uma grande diminuição do consumo de água, a qual é usada na produção, assim como ocorre uma redução no consumo de energia.
Entretanto, as empresas são bastantes diferentes em relação a este último ponto, pois depende-se muito da tecnologia utilizada e da eficácia do processo.
Assim, os tipos de papéis que normalmente podem ser reciclados são:
- Papelão;
- Jornal;
- Revistas;
- Papel utilizado em fax;
- Papel cartão;
- Envelopes;
- Impressos de uma forma geral.
Com isso, todos os papéis que são reciclados após serem coletados pelas cooperativas espalhadas por diversos lugares, além dos catadores, são normalmente separados por tipo e vendidos por pessoas que transformam os papéis em aparas que são novamente vendidas para diversas indústrias.
Como é a coleta do papel?
Geralmente, uma das etapas mais importantes utilizadas no processo da reciclagem de papel é o caso da separação e coleta seletiva do papel. Atualmente, diversas empresas, condomínios e outros locais possuem espaços adequados que são usados para o descarte de papel.
Por isso, é importante que você faça a sua parte e jogue regularmente os papéis sempre nos cestos separados, pois os restos de alimentos, copos descartáveis e outros diversos tipos de materiais podem acabar sujando e consequentemente contaminando os papéis.
Assim, para que seja enviado corretamente para as pessoas que irão reciclar é importante que os papéis sempre se encontrem secos e sem quaisquer resíduos de comida ou gordura. Além disso, no caso das caixas de papelão é importante desmontá-las e reduzi-las o máximo que puder o seu volume.
Por fim, sempre evite amassar e procure rasgar o papel em vários pedações, pois dessa maneira os materiais não serão descaracterizados no momento da reciclagem.
Como funciona a reciclagem do papel?
Após realizar a coleta, os resíduos são normalmente transportados em caminhões até a empresa, e no momento que chegam é realizado a triagem dos mesmos conforme o material, os quais podem ser plástico, papelão e papel.
Além disso, nesta etapa ocorre a retirada dos clipes, grampos, arames, fitas adesivas, ou qualquer outro tipo de material que possa atrapalhar a sequencia do processo.
No caso do processo da reciclagem do papel ocorrem as seguintes etapas:
- As aparas ou os materiais coletados são adquiridos pelas indústrias responsáveis por esse processo e são triturados em um equipamento como se fosse um grande liquidificador juntamente com água, para que assim as fibras sejam separadas.
- Após essa etapa ocorre um processo de centrifugação, a qual irá realizar a separação de certas impurezas como, por exemplo, as areiam, grampos, entre outros materiais.
- Na etapa seguinte são colocados produtos químicos que são capazes de retirar a tinta e realizar o clareamento do papel. Normalmente, após o clareamento, uma pasta de celulose irá ser gerada, a qual poderá receber um acréscimo de celulose virgem, o que irá depender muito da qualidade do papel que se deseja produzir.
- Por fim, essa pasta irá ser prensada e secada em diversos equipamentos para que seja finalizado o papel e este possa ser consumido.
Em relação ao preço do papel, no caso do papel reciclado usado em escritórios costuma possuir preços bem maiores devido à demanda ser maior que a oferta, pois ainda são poucas indústrias que estão preparadas para realizar a sua produção.
Assim, algumas medidas simples, como imprimir nos dois lados da folha, aproveitar o papel usado como rascunho e só realizar a impressão quando esta for realmente necessária, são fatores que podem ajudar muito na redução dos impactos ambientais.
Portanto, são de extrema importância do descarte de papel e a coleta, pois isso pode despertar cada vez mais a necessidade de preservação do meio ambiente, além de ser uma atitude que gera muita economia, emprego, fonte de renda, entre outros diversos fatores positivos.