Você já deve ter visto nas histórias de espionagem o personagem principal recebendo uma pasta com informações sobre algo ou alguém. A reunião dessas informações é chamada de dossiê, que trata de uma série de arquivos sobre um assunto específico reunido por um profissional para ser analisado.

Os dossiês são bem importantes em várias frentes, como na parte política, econômica, criminal ou científica. Em cada área, o dossiê é utilizado com um objetivo: Na parte econômica, por exemplo, pode-se investigar o que os concorrentes de um determinado nicho de mercado estão lançando e como isso está sendo divulgado.

Dentro de uma empresa, a realização de um dossiê é importantíssima para tomadas de decisões. Um bom dossiê exige um trabalho completo e trazer todas as informações possíveis para que os profissionais que vão analisar esses documentos consigam adotar estratégias que sejam realmente eficientes.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como você deve montar um dossiê sobre uma empresa e detalhar os seis pontos que devem ser trabalhados com bastante atenção. Vamos começar?

1) Dados Cadastrais

Essa é a fase inicial da montagem do seu dossiê. Aqui, deve obter todas as informações de cadastro ou identificação de uma empresa ou pessoa. Para isso, utiliza-se o serviço de lugares como o Serasa Experian, a Receita Federal, a Polícia Federal, entre outros.

Ao final, se o seu objetivo for fazer um dossiê sobre uma empresa ou para uma empresa, você deve recolher as seguintes informações:

    • Nome da empresa (nome fantasia e nome de registro);
    • Tipo da empresa;
    • Localização da matriz e das filiais;
    • Endereço físico e eletrônico;
    • Tipo de sociedade;
    • Situação cadastral da empresa (ela está ativa ou inativa?);
    • Atividade realizada pela empresa;
  • Outros dados considerados importantes ou relevantes para o dossiê: rendimento, tipo de produtos, estratégias de marketing etc.

2) Informações jurídicas e legais

Fazer o levantamento das informações jurídicas ou legais sobre uma empresa é a base para entender o funcionamento do negócio a partir dos processos e ocorrências registrados ao longo do histórico de vida. Os processos mais procurados são os trabalhistas e fiscais, e seus registros podem ser encontrados nos Tribunais de Justiça, Tribunais Federais e no Diário Oficial.

As informações jurídicas são extremamente importantes porque ajudam a levantar os antecedentes criminais da entidade. Por exemplo, se uma empresa X quer fazer um negócio com uma empresa Y, o dossiê pode ajudar a identificar a índole da empresa Y. Entre alguns pontos, estão o fato de se essa empresa Y é boa pagadora e como é a relação da empresa com os seus funcionários, se existem processos de cobrança de duplicatas ou processos trabalhistas. É importante ficar de olhos abertos na hora de realizar qualquer tipo de negócio ou envolvimento com uma empresa.

3) Órgãos reguladores

Órgãos reguladores são departamentos, empresas, sindicatos ou grupos que supervisionam a atitude de uma empresa diante de um determinado segmento ou tarefa. As informações obtidas junto a esses órgãos servem para saber se uma empresa ou pessoa está cumprindo as suas obrigações, como pagamento de impostos, recolhimento de taxas sindicais ou até mesmo a quitação de débitos e contas, como água, luz e telefone. Ao final, você vai perceber que os dados levantados junto aos órgãos reguladores revelam uma coisa bem importante em um negócio: o cumprimento de prazos em relação aos pagamentos.

4) Posicionamento nas redes sociais e notícias na mídia

Hoje em dia é impossível uma empresa estar estabelecida e não ter nenhum tipo de posicionamento na internet ou participação na mídia impressa ou digital. Durante o levantamento online, são obtidas informações nas mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e também artigos e matérias em sites de notícias. Ter esse item no seu dossiê é importantíssimo porque ajuda a entender a forma como a empresa conversa com os seus clientes e também as participações que ela já teve em alguns negócios, escândalos que ela se envolveu, bem como as causas que ela defende.

5) Atitude socioambiental

Mais do que nunca as empresas precisam se preocupar com dois valores hoje em dia: o posicionamento social e ambiental. O primeiro faz referência à maneira como a empresa se “comporta” diante de assuntos como homofobia, machismo e até mesmo os escândalos políticos; o outro trabalha com o impacto no meio ambiente de todas as atividades da empresa, como o processo de produção, matéria prima utilizada, embalagem e logística para transporte.

Esta parte do dossiê pode ser dividida em dois pontos: no primeiro, estuda-se os assuntos que são discutidos atualmente ou que estão em alta e como eles são trabalhados pela empresa que está sendo estudada. Na segunda parte, procura-se saber as atitudes ambientais da empresa e qual o nível de preocupação dela com esse assunto.

6) Listas restritivas

Esse último tópico provavelmente é um dos mais importantes e polêmicos do dossiê. Isto porque ele trabalha com alguns assuntos desconfortáveis, como trabalho escravo, terrorismo, corrupção, política, entre outros. Os dados levantados nessa parte serão os mais relevantes para o processo decisório de envolvimento (ou não) com a empresa analisada.

Conclusão

Tomar uma decisão é difícil, mas com uma boa análise e paciência é possível ir para o caminho certo. O dossiê é uma ferramenta extremamente importante e interessante justamente por isso: ele é capaz de mostrar para a pessoa que vai tomar uma importante decisão sobre um negócio qual caminho seguir.

E engana-se quem imagina que um dossiê só é utilizado para levantar coisas negativas: é importantíssimo entender também as ações positivas e criativas que uma empresa foi capaz de tomar e como isso pode ser importante ou poderá complementar o seu negócio.

Por isso, pense que um dossiê é uma ferramenta que vai te ajudar a analisar um determinado universo e como ele poderá ser encaixado no cenário que você está desenvolvendo. Quanto mais positiva e agregadora for a sua resposta, melhor!

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