Uma das coisas que fazemos automaticamente é jogar o lixo na lixeira sem nem ao menos pensar duas vezes. Às vezes até jogamos algo no lixo que não era pra ser jogado (quem nunca fez isso?). Pode parecer uma pequena atitude, mas é uma falha nossa não darmos a devida atenção ao lixo que vai embora de nossa casa.

Um assunto muito tocado é a insegurança de dados pessoais que vazam por meios virtuais e isso acaba tirando a atenção daqueles dados que mantemos no meio físico. Uma carta que vai para o lixo contém nome, endereço, CEP; um extrato expõe sua movimentação no banco e sua situação financeira; uma nota fiscal mostra aonde você foi, com quem, quando. Em quase tudo que jogamos no lixo contém informações sobre nós, porém nos falta atenção para percebermos isso.

Se pararmos para analisar os lixos de outra pessoa, podemos descobrir muito sobre ela. Vemos o que a pessoa costuma comer através das embalagens de comida, pôr exemplo; vemos onde ela costuma ir, pelas notas fiscais; vemos o que tem comprado na fatura do cartão, etc.

Mas quem seria capaz de vasculhar lixo para descobrir algo? Qualquer indivíduo que esteja agindo de má fé, às vezes até perseguindo alguém.

Seu lixo fica exposto ao mundo quando o coloca na rua, pois é um lugar público que todos têm acesso.

Onde armazenar documentos?

De tempos em tempos surgem notícias de um indivíduo que invade a casa e leva o dinheiro, documentos, e outras coisas de valor. Há até casos em que a própria empregada, por saber onde estão guardados os pertences dos patrões, furtam dinheiro guardado entre as roupas ou documentos de escritórios.

Em cada casa, costuma-se ter uma parte específica onde ficam guardados os documentos. Alguns usam caixas, outros gavetas, etc., mas o correto seria guardar os documentos até mesmo em um cofre.

Por que tanta segurança? Simplesmente por que em documentos pessoais constam informações que outra pessoa não pode ter conhecimento. Ao deixar seus documentos guardados em uma gaveta ou em uma caixa eles estão vulneráveis, enquanto em um cofre eles estarão mais do que seguros.

Caso você ache inconveniente ter um cofre em casa ou até mesmo não tenha lugar próprio para colocá-lo, existem empresas que alugam box (é uma sala fechada de forma segura) para armazenar seus documentos físicos evitando que eles sejam violados e expostos à qualquer pessoa.

O armazenamento de documentos de uma empresa deve ser levado mais a sério ainda. As empresas devidamente registradas devem guardar seus documentos por um determinado tempo, e sabemos que os documentos de uma empresa não são poucos. Por este motivo um box seria a melhor opção, pois ele é difícil de violar e se algum dia ocorrer algo com a empresa os documentos estarão a salvo em outro lugar.

Apesar de estarmos dando cada vez um passo a mais em direção à modernidade, existem documentos originais que sempre deverão ser guardados. A tecnologia nos permite armazenar alguns dados no computador, mas em algum momento da vida você terá que apresentar um documento original e este deve ser guardado de forma adequada.

Como eliminar documentos de uma forma segura?

Sempre que for descartar um documento, seja ele uma carta, fatura de cartão, extrato de banco, nota fiscal ou outros, esqueça que existe lixeira. Mesmo picotando seu documento e o descartando pelo lixo, ainda assim não é uma forma segura de se livrar dos documentos!

Uma empresa ao ter seu lixo eliminado de forma errada, corre um risco maior, pois os documentos não dizem apenas sobre uma pessoa, mas sim sobre um grupo social inteiro e pode trazer danos imensos.

Em filmes é comum, quando alguém quer esconder informações, queimar uma papelada para se livrar logo daquilo. Na vida real não funciona bem assim. Se você (empresário) tentar eliminar seus documentos dessa forma, certamente você será autuado pelos órgãos de controle do meio ambiente.

O correto é levar esses documentos confidenciais até uma empresa especializada para fazer o serviço de eliminação. Esta empresa irá reunir seus documentos e utilizar uma máquina fragmentadora. Os donos da empresa irão pedir o acompanhamento do responsável pela empresa até finalizar o processo de fragmentação da papelada para garantir o sigilo da informação que será eliminada.

Todo esse processo de eliminação de dados por empresas, exige uma documentação própria. Todo o processo é registrado em um documento chamado TED (Termo de eliminação de documentos), onde consta o título do documento e período que foi eliminado. Lembrando que os documentos que podem ser eliminados são somente aqueles que já cumpriram seu período de armazenamento obrigatório.

Para as instituições públicas existe um procedimento diferente que está previsto na Lei nº 8.159/91, Art. 9º, no qual diz que a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público, deve ser realizada mediante autorização da instituição arquivista pública.

O que seu lixo pode dizer sobre você?

Recentemente, um jovem brasileiro chamado Rafael Duarte, que atualmente vive na França para fins de estudo, criou um projeto chamado iTrash, que tinha o objetivo de conhecer as pessoas através das coisas que descartavam na lixeira. A proposta dele para cada pessoa que participou do projeto foi que elas deixassem seu lixo acumular por duas semanas e ao fim dessas semanas ele fotografaria o resultado.

Esse projeto que começou com a finalidade de pesquisa social, acabou gerando uma reflexão para aqueles que acumularam o lixo.

Um dos participantes viu diante dele várias caixas e garrafas de bebidas alcoólicas (em um número bem maior que embalagens de alimentos), outro parou para perceber que precisava melhorar sua alimentação ao se deparar com várias caixas de fast food, um terceiro encontrou no seu lixo mais garrafas de refrigerante e sucos do que garrafas de água.

Essas pessoas citadas acima confessaram sentir constrangimento ao se darem conta da escala em que consomem certas coisas. Estes exemplos foram apenas de alimentos. Agora imagine você tendo seu lixo violado com contas dentro dele, cartas, notas fiscais e papéis com anotações. Já imaginou o constrangimento, a exposição e a insegurança que você iria sentir? Pense nisso. Utilize meios seguros de eliminar materiais que não irá mais utilizar!