Você sabia que atualmente no Brasil são geradas cerca de 26 mil toneladas de lixo diariamente? Por causa dessa grande quantidade, é muito importante fazer o descarte correto do lixo do escritório, para que as cidades e o meio-ambiente não sejam prejudicados.

Com medidas simples, como a separação do lixo do escritório, é possível reciclar e reduzir pelo menos metade da quantidade que vai para os lixões.

Mas e você, sabe para onde vai o lixo do escritório onde trabalha? Quer conhecer melhor como funciona um descarte do lixo consciente? Então continue lendo esse post e aprenda mais sobre esse assunto.

A importância do descarte correto do lixo

Quando o lixo não é descartado da forma correta, isso pode causar muitos problemas para a saúde pública e meio-ambiente. A sujeira nas ruas não causa apenas uma poluição visual e problemas estéticos. Nesse caso os danos podem ser bem maiores.

O lixo jogado nas ruas pode entupir o esgoto e as valas, agredindo o meio ambiente e provocando enchentes nas cidades. Além disso, muitos ecossistemas, floras e faunas sofrem com a poluição e descarte inadequado do lixo, podendo provocar poluição nas lagoas, mares, córregos, nascentes e muito mais.

Outra consequência do descarte errado do lixo é que essa atitude irresponsável contamina os lençóis freáticos, visto que alguns resíduos conseguem se infiltram no solo e chegar até esses lençóis, que tem um papel fundamental na natureza.

Os lençóis freáticos abastecem as bacias hidrográficas, e isso significa que, quando eles ficam contaminados, a nossa água também fica prejudicada.

Para piorar, há outra consequência do descarte de lixo de maneira incorreta, que é a proliferação de pragas, como ratos, moscas, escorpiões e baratas. Junto com as pragas, surgem doenças que colocam em risco a saúde pública.

Por que descartar conscientemente o lixo do escritório?

O descarte do lixo do escritório não deve ser diferente. É preciso descartá-lo da forma correta. Pelo fato de grande parte do lixo do escritório ser reciclável, como papel, é muito importante fazer a separação e reciclagem.

Outros tipos de lixo como pilhas, lâmpadas fluorescentes, dentre outros, também devem ser descartados de forma consciente, pois quando são jogados no ambiente, podem contaminar todo o lugar, tendo em vista que alguns materiais são compostos de metais pesados e mercúrio.

O que é reciclável e o que não é reciclável?

Quando a separação do lixo do escritório é feita de maneira correta, pode-se reduzir a quantidade de lixo gerada diariamente. Para saber mais sobre o que é ou não reciclável, confira abaixo:

  • Papel

A maioria dos papeis do escritório é reciclável, como cartolinas, livros, jornais, papelão, revistas e embalagens. No entanto, outros tipos de papeis como etiquetas adesivas, papel carbono, lenços de papel e papel higiênico devem ser jogados no lixo comum.

  • Plástico

Canos e tubos de plástico, garrafas PET, sacolas plásticas e CDS são recicláveis. Por outro lado, os plásticos termofixos e embalagens metalizadas (como as de alguns salgadinhos, por exemplo), devem ser jogadas no lixo comum.

  • Vidro

Copos, frascos e garrafas de bebida também podem ser reciclados. No entanto, vidros de cristais, janela e automóveis e espelhos devem ser jogados no lixo comum, por causa da composição química.

  • Metal

Latas de produtos alimentícios, tampas de metal, embalagens e latas de alumínio também devem ser separadas. Já as tachinhas, grampos e clipes devem ser jogados no lixo comum.

  • Lixo orgânico

Ao falar de reciclagem, raramente as pessoas lembram do lixo orgânico e só falam do plástico, papel, metal e vidro. O lixo orgânico do seu escritório pode ser usado como adubo e inclusive para gerar energia, mas ele deve ser separado do lixo comum por ser contaminável, provocar mau cheiro e atrair doenças e pragas.

Há empresas que fazem coleta de lâmpadas, lixo eletrônico e pilhas, outras que coletam o lixo orgânico, e também é possível encontrar a coleta seletiva na maioria das cidades. É preciso se informar e consultar os devidos horários.

Confira a seguir quais são os outros lugares em que o lixo do escritório é descartado e reciclado.

Locais onde o lixo do escritório pode ser descartado e reciclado

  • Coleta

Muitas cidades do Brasil já contam com a coleta, que geralmente é feita por um serviço terceirizado. Basta conferir os horários e dias que a coleta passará perto da sua casa, e separar o seu lixo para já deixá-lo preparado.

  • Lixões

Nos lixões os resíduos são descartados no solo, diretamente, sem qualquer proteção à saúde pública ou meio ambiente. Esses locais podem causar muitos problemas, como proliferação de pragas (ratos, moscas, baratas e mosquitos), poluição do solo e até mesmo poluição dos lençóis freáticos, devido ao chorume do lixo.

  • Aterros sanitários ou controlados

Diferente do lixão, o descarte de resíduos sólidos não causa riscos ou danos para a saúde pública, reduzindo também os impactos no meio ambiente. Para isso, são utilizadas técnicas de confinação dos resíduos, para cobri-los camada por camada com terra. Esses locais geram chorume e biogás por até 20 anos, e por causa disso precisam de manutenção constante.

  • Incineradores

Diminuem a quantidade de resíduos e acabam com os micro-organismos encontrados sobretudo no lixo industrial e hospitalar. Depois de ser queimado, o resto do material pode ser reciclado ou levado para aterros sanitários. Além disso, a incineração também pode ser uma boa opção, mas é importante que faça parte de algum programa de cogeração de energia.

  • Usinas de reciclagem

Contêm máquinas como peneiras, esteira rolante e eletroímãs, sendo que os funcionários têm como papel separar o que vai virar adubo através das usinas de compostagens, também separando os materiais recicláveis.

  • Postos de reciclagem

Metais, Plástico, Vidro e Papelão podem ser reciclados em diferentes lugares como o PEVM (Pontos de Entrega Voluntária Monitorados), supermercados, postos de bombeiros e outros.

É preciso que cada um faça a sua parte para descartar o lixo do escritório nos locais certos, pois assim o ambiente de trabalho ficará mais organizado e também estará ajudando a preservar o meio ambiente.

O lixo do seu escritório pode ir para muitos lugares diferentes, mas fazendo o descarte adequado, é possível reciclar os itens e diminuir a quantidade de resíduos.

E você, como tem feito a separação do lixo do seu escritório? Conta pra gente nos comentários.