Três palavras estão absolutamente na moda ao longo dos últimos anos: globalização, inovação tecnológica e meio ambiente. Independente do nicho de segmento de uma empresa, ela certamente terá essas palavras na sua rotina.

A globalização refere-se ao processo de unificação global através da informação. Se antigamente demorava horas para um acontecimento chegar a outros países, isso atualmente acontece em questão de minutos. Basta um celular e um sinal de internet.

A inovação tecnológica não deixa de ser uma consequência direta do processo de globalização. Como a economia tornou-se mundial (antigamente a influência econômica era infinitamente menor), a competitividade da concorrência multiplicou-se no mesmo grau.

Ora, se as empresas possuem mais concorrentes, elas precisam estar cada vez mais preparadas e atualizadas. Sem o que há de mais moderno para o segmento, a organização já estará um pé atrás dos seus principais concorrentes – e isso pode ser fatal para o sucesso do negócio.

E o meio ambiente?

Uma pessoa que dormisse nos anos 90 e acordasse em 2017 certamente ficaria em choque com a transformação global que aconteceu e que foi muito brevemente resumida nas definições de globalização e inovação tecnológica.

Mesmo assim, ela certamente se surpreenderia de encontrar o meio ambiente no meio de termos empresariais. E se algum gestor ainda não percebeu a importância de analisar o meio ambiente como inovação tecnológica está bem atrasado no tempo.

O fato é que o meio ambiente vem sofrendo anos após anos com as ações de empresas visando extrair o máximo dos seus recursos – e sem qualquer reposição. O problema é que depois de muito tempo, as organizações passaram a perceber a importância de cuidar do meio em que vivem sob risco de ir ao fracasso caso a matéria-prima cesse.

A própria população vem aumentando sua consciência sobre o tema. A fiscalização sobre empresas que ignoram o meio ambiente tem sido crescente. A nova geração tem sido preparada para lidar com isso desde os seus primeiros dias.

Empresa consciente e reciclagem

Nesse contexto de pressão de stakeholders e de real necessidade do meio ambiente, as empresas passaram a enxergar na realização de ações voltadas para a natureza como uma verdadeira inovação tecnológica e um diferencial para seus concorrentes.

Cada vez mais realizar processos de reciclagem está mais para regra do que para exceção. Quem não o faz pode ser punido de diversas formas (inclusive com a perda de clientes que se preocupem com o tema).

A reciclagem, por exemplo, é um processo que vem ganhando muita força dentro do mercado empresarial brasileiro. E parece surreal imaginar que se demorou tanto tempo para usar dela nos processos internos de uma empresa que usa de tantos recursos diariamente.

Praticamente todo material de grande uso pode ser reciclado. Depende muito mais da boa vontade da organização do que qualquer outra coisa. E realizar o processo passou a ser essencial para o futuro e a sobrevivência de qualquer negócio.

A importância da reciclagem de papel como inovação tecnológica

Você já parou para pensar quantas toneladas de papel são usadas diariamente nas mais diversas empresas espalhadas pelo Brasil? E se isso fosse desperdiçado sem qualquer reposição? O que aconteceria? Na verdade, o que aconteceu: áreas seriamente desmatadas.

É em função disso que usar da reciclagem de papel tornou-se tão urgente no cenário mundial. O papel passou a se tornar um material ameaçado – e isso naturalmente liga o sinal de alerta.

No desespero, as empresas passaram a dar maior atenção em como fazer a reciclagem de papel e se depararam com uma série de vantagens. Caso a sua empresa não trabalhe dessa forma, vale a pena considerar fazê-lo.

As vantagens de reciclar papel

A maior parte das pessoas entende que a função da reciclagem de papel é apenas para estimular a manutenção do material e, claro, reaproveita-lo. São poucos que sabem as verdadeiras vantagens do processo.

A verdade é que não é por acaso que a reciclagem do papel é vista como uma grande inovação tecnológica. Os benefícios são realmente impressionantes – inclusive sobre os custos do dia-a-dia.

O custo de fabricação de uma tonelada de papel, por exemplo, é absurdamente inferior quando já utiliza o papel para a produção de mais papel. Especialista estimam que o consumo de energia é 50% menor na produção de uma tonelada de papel. Você deve imaginar o quanto que representa 50% de uma produção energética em grande escala.

E não para por aí. A economia de água (que muitos nem sabem que é usada no processo) chega a incríveis 98.000 litros na produção da mesma tonelada de papel reciclado em relação à produção original.

Números que impressionam, mas que são absolutamente reais. E dá para ter uma dimensão do reflexo financeiro de usar da reciclagem de papel em uma empresa ao longo de um ano.

Onde entra a vantagem competitiva da reciclagem de papel?

Ora, imagine como o consumo reduzido de água e energia se reflete na redução também de custos mensais que a organização possui com esses materiais. Multiplique agora esse valor imaginário por doze, afinal as contas se repetem durante um ano.

Impressionante, não? É por isso que a reciclagem de papel é considerada como uma incrível inovação tecnológica. Ela apresenta a obtenção de recursos que podem ser reaplicados em outros aspectos do negócio.

Ou seja, de um novo processo (reciclagem do papel) surge uma oportunidade financeira de investimentos internos que outras empresas concorrentes não irão possuir. Vantagem competitiva maior do que é essa é difícil de encontrar, não é mesmo?

Além disso, a reciclagem de papel não se limita a fazer papéis do tipo sulfite para uso em reuniões. O papel reciclado pode se converter em diversos tipos de produtos: caixas de papelão, sacolas, papel higiênico, envelopes… Enfim, são inúmeros produtos – e alguns certamente serão interessantes para a sua empresa.

Não há motivos, portanto, para não encarar a reciclagem de papel como uma gigantesca inovação tecnológica para uma empresa. Ainda mais em um contexto de preocupação internacional com meio ambiente, esse é um processo cada vez mais importante para qualquer empresa.