Todos os anos, cerca de 350 milhões de toneladas de plástico são produzidas em todo o mundo. Isso equivale a cerca de dez vezes a quantidade de plástico produzida há 50 anos. É lógico que a necessidade de altas taxas de reciclagem e sistemas de tratamento de resíduos melhorados também deve aumentar. Segundo a União Europeia (UE), mais de 80% dos resíduos nos oceanos são plásticos, o que representa um risco significativo para os animais e para o meio ambiente.

Para evitar isso, a UE impôs tanto a proibição de certos produtos de uso único feitos de plástico como medidas adicionais para a prevenção de resíduos plásticos.

Mas não só a UE no geral está tomando medidas. Na Alemanha, a venda de pacotes plásticos nos supermercados é proibida a partir de 2022. A exceção a isso são apenas sacos multiuso particularmente pesados, bem como pequenos sacos plásticos para frutas e legumes.

 

Bases legais – o que precisa ser observado?

Reciclagem pet – Quais são as possibilidades?

 

Independentemente das medidas da UE ou de países individuais, as questões de sustentabilidade e reciclagem de PET ganharam muita importância tanto para as empresas quanto para os consumidores nos últimos anos. Especialmente a reciclagem de garrafas PET tem sido o foco dos consumidores. À medida que as bebidas são cada vez mais consumidas “em movimento”, a porcentagem de garrafas pet de uso único continuará a aumentar no futuro.

 

Reutilização de garrafas PET

O sistema de uso múltiplo já desempenha um grande papel na sustentabilidade. Como resultado do sistema de depósito bem-sucedido, que já se aplica em vários países europeus, itens multiuso podem ser usados repetidamente. Isso diminui a proporção de itens que precisam ser recém-produzidos.

Mas não só o sistema multiuso, também o sistema de uso único já contribui para a sustentabilidade por meio da reciclagem pet.

Os investimentos em sustentabilidade e reciclagem de PET também são resultado do aumento da demanda por soluções sustentáveis de uso único por parte dos clientes. Além disso, com a proibição de itens plásticos de uso único e a taxa de coleta prescrita de garrafas PET, bem como a proporção prescrita de material reciclado em garrafas PET, a UE estabeleceu regulamentos claros que precisam ser observados no que diz respeito à reciclagem de plástico.

Especialmente como resultado do regulamento da UE especificando que a partir de 2026 as garrafas PET devem consistir em pelo menos 25% de plástico reciclado, o PET não misturado (reciclado) é uma matéria-prima valiosa no ciclo de substâncias recuperadas.

Usando diferentes opções de reciclagem PET, as garrafas PET são processadas em granulado. Este granulado é usado para a produção de novas garrafas PET, mas também para a fabricação de outros produtos, como têxteis, películas ou embalagens. Dessa forma, novos produtos são criados a partir de garrafas PET de uso único e a proporção de plástico recém-produzido é diminuída.

Cada vez mais empresas desenvolvem soluções para reciclagem eficiente de PET, a fim de atender às normas estatutárias, e também para melhorar a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Já hoje novas garrafas PET são feitas de até 100% de material reciclado e produzidas a partir de plástico 100% reutilizado. Dessa forma, o objetivo de produzir menos plástico e reduzir significativamente a poluição a longo prazo deve ser alcançado.