Trabalhar em casa tem se tornado cada vez mais popular. Devido à  pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que fazer mudanças bruscas e os empregadores foram forçados a repensar seus modelos de trabalho. Trabalhar em um home office de repente tornou-se a norma dentro de muitas empresas.

Home office, mobile working, teleworking, teleworking móvel – a terminologia dentro desse conceito está se tornando cada vez mais diversificada e pode levar à confusão. Há sempre desafios no que diz respeito à proteção de dados, não estão mais sendo realizados apenas em um local de trabalho relativamente seguro dentro da empresa.

A seguir, você descobrirá sobre as diferenças mais importantes entre os termos e os efeitos que os novos formatos de trabalho têm na proteção de dados.

Trabalho móvel vs. home office, mobile working vs. teletrabalho: Quais são as diferenças?

Os termos mobile working, home office e teleworking são frequentemente usados sinônimo. No entanto, isso não é totalmente correto. Há algumas diferenças que devem ser consideradas.

Home office

Home office significa que você está temporariamente trabalhando em casa. Esse tipo de trabalho em casa foi introduzido por muitas empresas como resultado da pandemia Covid-19. Os funcionários podem, quando necessário, trabalhar em casa. No entanto, eles também têm um local de trabalho dentro da empresa a partir do qual eles poderiam realizar seu trabalho. Aqui você pode saber mais sobre a adesão ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e proteção de dados no home office.

Teletrabalho

Teletrabalho é, em parte, sinônimo de trabalhar no home office. No entanto, isso deve ser diferenciado. Teletrabalho descreve um modelo de trabalho em que alguém trabalha exclusivamente em casa. O empregado não tem um local de trabalho fixo dentro da empresa.

Trabalho móvel

Esse formato de trabalho tem vantagens particulares para empresas que lidam muito com parceiros estrangeiros. O trabalho móvel pode ser realizado a partir de um site preferencial que o funcionário pode decidir de forma independente. Isso pode ser no escritório, em casa ou até no exterior. Um pré-requisito para este modelo é o fornecimento de dispositivos finais móveis, como laptops, tablets e smartphones, pelo empregador.

 

Vantagens e desvantagens do trabalho móvel

Como já mencionado, há diferenças particulares entre os diferentes modelos de trabalho. Home office e mobile working podem ser realizados em casa. O home office, no entanto, não é personalizável como o trabalho móvel. O escritório, como o nome sugere, está em casa. O funcionário que trabalha no celular é mais independente. No exterior, em viagens domésticas, de casa e de forma clássica no escritório: o empregado é extremamente flexível dentro deste modelo de trabalho.

Vantagens para o empregado e empregador

O trabalho móvel não é apenas prático para o funcionário que deve viajar para o trabalho. Todos os empregados, mesmo o empregador, se beneficiam da liberdade de trabalho móvel.

Os benefícios podem ser:

  •         Salvar viagens para o escritório e, como resultado, acompanhando a redução do estresse
  •         Maior nível de motivação e produtividade dos funcionários devido às novas liberdades, o trabalho também é possível em viagens
  •         Melhoria do trabalho em equipe devido a mais comunicação e ambiente de trabalho relaxado
  •         Melhor equilíbrio trabalho-vida devido ao menor tempo de viagem de e para o local de trabalho e a opção de trabalhar de qualquer lugar

Desafios e desvantagens

Segurança de dados no home office pode ser difícil de provar. Há um risco ainda maior de proteção de dados com o trabalho móvel. Bases legais ou diretrizes e regulamentos claros ainda não estão disponíveis para este modelo de trabalho.

Embora exista um risco com o teletrabalho ou um home office de que indivíduos não autorizados de dentro da casa do empregado tenham acesso aos dados, esse risco é ainda maior para o trabalho móvel. Mal é possível monitorar no trem, no aeroporto ou em um café que está involuntariamente olhando para dados confidenciais ou que pode ouvir conversas confidenciais.

Com a decisão de quais atividades podem ser realizadas no trabalho móvel, o empregador deve prendê-las cuidadosamente. Se isso levar à perda de dados ou ao uso não autorizado de dados, o empregador é fundamentalmente responsável.

Imperativo: proteção de dados no home office, escritório e em movimento

A proteção de dados é uma questão complexa para todas as empresas. Mudanças constantes e atualizações podem rapidamente causar confusão. Um resumo claro das diretrizes aplicáveis é fornecido pelo GDPR. Mas sobre o que exatamente os dados devem ser protegidos?

  •         O processamento de dados pessoais não deve apresentar qualquer risco aos direitos pessoais da pessoa cujos dados estão sendo processados.
  •         O risco de abuso de dados ou interferência inadmissível por terceiros deve ser minimizado.
  •         Disposições especiais também se aplicam a dados particularmente dignos de proteção. Aqui incluídos estão dados de funcionários e dados sociais, por exemplo, sobre etnia e crença religiosa, bem como informações sobre saúde, etc.

Gerenciar com segurança os dados com o trabalho móvel

Para evitar a perda de dados, existem várias opções. Em primeiro lugar, os funcionários só devem ter acesso a dados que são absolutamente necessários para o seu trabalho. Em segundo lugar, devem ser regularmente aconselhados sobre os riscos de perda de dados e as medidas de precaução necessárias por meio do treinamento de proteção de dados.

Mesmo que não existam disposições legais específicas que se apliquem ao trabalhar em casa ou em movimento, ainda existem algumas diretrizes que se aplicam ao manuseio de informações comerciais, dependendo se estão em formato eletrônico em servidores ou em portadores de dados ou em formato de papel.

Regras para o manuseio de dados eletrônicos

Ao trabalhar com dados exclusivamente em formato eletrônico, o seguinte deve ser considerado quando fora do escritório:

  •         A transmissão de dados é realizada através de instalações de TI e métodos de comunicação eletrônica criptografadas.
  •         Uma rede virtual privada (VPN) é usada quando se usa acesso à internet pública (via WLAN).
  •         Dispositivos privados não devem ser usados para o trabalho.
  •         Laptops e celulares são equipados com filmes de privacidade. As chamadas telefônicas são as mais protegidas possíveis; a prática recomendada é usar fones de ouvido.

Home office ou mobile working: armazenamento e descarte de portadores de dados e documentos

Se um empregador lida com formato de papel ou operadoras de dados para dados em trabalho móvel, isso requer medidas de precaução específicas.

  •         Geralmente, o transporte de documentos deve, sempre que possível, ser evitado.
  •         Se não puder ser evitado, o porta-dados e os documentos devem ser transportados em pastas e contêineres bloqueados.
  •         Documentos e portadores de dados não devem ser deixados desacompanhados.
  •         Ao descartar esta mídia, ela deve ser imediatamente rasgada.